Sábado – Pense por si

"Pai Paulino": o guardião dos negros

Márcia Sobral
Márcia Sobral 07 de abril de 2022 às 14:00

Paulino Conceição foi defensor dos direitos nos negros em Portugal, no século XIX, e passados mais de 150 anos continua a ser uma referência para a comunidade. Agora ficará eternizado na cidade de Lisboa através de um busto que vai ser colocado no Largo de São Domingos.

Paulino José Conceição nasceu no Brasil em 1798 e chegou ao norte de Portugal, em 1832, depois de integrar um contingente de tropas liberais. A vida trouxe-o para a capital e tornou-o num ávido defensor dos direitos dos negros. Na Marinha foi condecorado, mas foi no Rossio que trabalhou a maior parte do tempo como caiador e acabou por se tornar numa figura de relevo na cidade ao participar em touradas no Campo de Sant’Ana, a antiga praça de touros de Lisboa, situada onde agora fica o conhecido Campo Mártires de Pátria.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.