Sábado – Pense por si

Ondas superiores a seis metros esperadas a partir de sábado nos Açores

As capitanias dos portos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória alertaram para a previsão de ondas nas ilhas Terceira e Graciosa.

As capitanias dos portos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, nos Açores, alertaram hoje para a previsão de ondas superiores a seis metros, a partir de sábado, nas ilhas Terceira e Graciosa.

"Prevê-se a ocorrência de vento moderado a forte, de sudoeste/sul, rondando para oeste, acompanhado de um incremento significativo da agitação marítima, de oeste/noroeste, podendo a altura significativa registar valores superiores a seis metros", adiantou, em comunicado de imprensa, o capitão dos dois portos, João Cabeças.

O agravamento das condições meteorológicas e, em particular, do estado do mar está previsto a partir de sábado.

O capitão recomenda, por isso, à comunidade marítima "o reforço das amarrações das embarcações e a sua vigilância, sobretudo nas zonas mais expostas".

À população em geral, João Cabeças aconselha "que evitem os passeios junto da orla costeira, próximo da linha de água, em particular nos molhes, piscinas naturais e zonas balneares".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.