Metropolitano de Lisboa anunciou que as obras de ampliação e reformulação da estação vão arrancar após a assinatura do auto de consignação, neste mês de janeiro.
O Metropolitano de Lisboa anunciou hoje que as obras de ampliação e reformulação da estação de Arroios vão arrancar após a assinatura do auto de consignação, em janeiro, devendo estar concluídas a meio de 2021.
"[...] Trata-se de um procedimento que dará início formal à obra nos termos legais aplicáveis, estando previsto que a mesma tenha uma duração de 18 meses, após a data da consignação", escreve a empresa numa nota enviada à agência Lusa.
Na nota, a empresa afirma que a assinatura do auto de consignação "ocorrerá ainda no corrente mês".
Os trabalhos de reabilitação incluem a ampliação do cais da estação de 70 para 105 metros, de forma a receber composições de seis carruagens, assim como a reformulação dos átrios e a introdução de elevadores para acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
A obra teve início em julho de 2017, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2019.
Contudo, em janeiro de 2019, a empresa rescindiu o contrato com o empreiteiro da obra da estação de Arroios, na linha Verde, devido ao atraso dos trabalhos, lançando um novo concurso em fevereiro do mesmo ano.
Em 05 de setembro, a empresa aprovou a adjudicação desse concurso e remeteu o procedimento em 08 de novembro de 2019 para visto prévio do Tribunal de Contas.
A declaração de conformidade do Tribunal de Contas foi promulgada em 27 de dezembro de 2019 e enviada à empresa no dia 30 desse mesmo mês, de acordo com o comunicado.
Na nota, o Metropolitano de Lisboa salienta que vai continuar a "desenvolver todos os esforços no sentido de garantir a conclusão das obras de ampliação e remodelação da estação de Arroios no prazo previsto".
A empreitada, que deverá estar concluída apenas em 2021, foi adjudicada ao concorrente Domingos da Silva Teixeira [DST]/Efacec -- Engenharia e Sistemas, S. A./ DTE Instalações Especiais S.A./ CARI Construtores S. A. (DST-EFACEC-DTE-CARI, ACE), pelo valor de 6,6 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
Obras na estação de Arroios deverão estar concluídas a meio de 2021
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.