Sábado – Pense por si

Obituário: António Lobato (1938-2024)

Ricardo Santos
Ricardo Santos 13 de março de 2024 às 23:00

Major da Força Aérea Portuguesa, piloto e prisioneiro de guerra na Guiné-Bissau durante mais de sete anos, foi uma das vozes dos combatentes da Guerra Colonial. Morreu a 8 de março.

António Lourenço de Sousa Lobato nasceu a 11 de março de 1938 em Sante, concelho de Melgaço. Cresceu entre as tarefas domésticas, o trabalho no campo e a escola até que, em 1961, decidiu alistar-se como voluntário para a guerra colonial, em concreto para a Guiné. "Nunca tinha saído de Portugal", declarou no livro Dias de Coragem e de Amizade - Angola, Guiné, Moçambique: 50 histórias da Guerra Colonial, de Nuno Tiago Pinto (Esfera dos Livros, 2011). "Não estava à espera do que ia encontrar", confessou. E assim começou uma das histórias mais emocionantes e inspiradoras do conflito português em África.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.