Sábado – Pense por si

O que deve Portugal esperar após a COP15?

Leonor Riso
Leonor Riso 20 de dezembro de 2022 às 08:00

Declaração com 23 objetivos de ação urgente para 2030 e quatro metas para 2050 foi aprovada na cimeira da ONU para a biodiversidade. País deve aumentar áreas protegidas e subsídios a certas atividades podem ser afetados.

Até 2030, 30% das áreas terrestres, águas interiores e costeiras e marinhas vão ser protegidas, 30% das áreas degradadas destes ecossistemas estarão a ser restaurados e os países desenvolvidos vão financiar a proteção da natureza nos países em desenvolvimento com 30 milhões de dólares (28 milhões de euros) anuais. Tudo isto acontecerá se os países signatários – como Portugal – cumprirem os objetivos traçados na COP15, a cimeira da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre biodiversidade que terminou na segunda-feira, dia 19.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.