Sábado – Pense por si

O plano secreto de Angola para dominar o Banif

António José Vilela
António José Vilela 01 de março de 2019 às 07:00

O caso representa um marco importante nas relações entre Angola e Portugal. Mas o caso marcou também o início de jogos de bastidores e de poder e o despontar de várias personagens que fazem parte da história que a SÁBADO vai agora contar por capítulos.

O testemunho aconteceu na tarde de 15 de julho de 2009, na então sede do combate ao crime económico da Polícia Judiciária (PJ) que ficava a pouco mais de 200 metros do edifício do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no centro de Lisboa. Sem a presença de qualquer representante do Ministério Público (MP), a partir das 14h45, o inspetor Bruno Miguel começou a registar as declarações do antigo governador do Banco Nacional de Angola, Generoso Hermenegildo Almeida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.