Sábado – Pense por si

O imperdível blogue (alegadamente) de Alberto João Jardim

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 08 de dezembro de 2018 às 08:00

É a página mais divertida e dura da política: o alegado autor é Alberto João Jardim – e só alegado, já que os textos são anónimos. Assim dá para chamar nomes a toda a gente.

A 4 de Outubro, o blogueRenovadinhosescreveu a intrigante frase: "Fura-Vidas (ou se quiserem lagartixa mentirosa), primeiro-damo, lebre amestrada, vermelhão ex-Tribunal de Contas, governanta do Palácio com nome galego, outros idiotas úteis, falsa bordadeira e o seu trancoso, herdeiros do ressabiamento, clãs da chamada esquerda pêlo na venta que bebe espumante em flutes de champanhe (daqueles com a marca francesa gravada), menino colocado na equipa do brasileiro da Tap, devedores de favores barrete e rodrigues, todos devem [ser] confrontados com as traições que andam a fazer ao povo desta terra." O estilo é inconfundível: pareceAlberto João Jardim, soa a Alberto João Jardim, e na Madeira não há quem duvide de que é ele o autor das prosas que desde Maio de 2015 animam a Internet madeirense. Excepto o próprio, naturalmente, que nunca assumiu a paternidade do blogue, que nasceu para criticar Miguel Albuquerque e os seus "renovadinhos" (cuja moção de candidatura ao PSD-Madeira se chamava – coincidência, ou decerto não – Renovação) e agora critica a oposição em termos jardinistas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.