O solstício de inverno ocorrerá na sexta-feira às 22h23, marcando o início da estação no hemisfério norte.
O Inverno começa na sexta-feira com temperaturas máximas que podem variar entre os 10 e os 18 graus e sem chuva, um estado do tempo que vai marcar também a véspera e o dia de Natal, segundo o IPMA.
Em declarações à agênciaLusa, o meteorologista Bruno Café do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou que a tendência é de tempo sem chuva pelo menos até ao dia de Natal.
"Na sexta-feira, primeiro dia de Inverno, está previsto períodos de céu muito nublado nas regiões do Norte e Centro e pouco nublado no Sul. Vamos ter é algumas neblinas ou nevoeiros matinais, junto aos rios e vales abrigados, que depois no sábado serão sobretudo no nordeste transmontano", disse.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o solstício de inverno ocorrerá na sexta-feira às 22:23, marcando o início da estação no hemisfério norte (a mais fria apesar da Terra vir a estar o mais perto do sol a 03 de janeiro).
O Inverno prolonga-se por 88,98 dias até ao próximo Equinócio, a 20 de Março de 2019, segundo o Observatório.
Quanto à véspera e ao dia de Natal, Bruno Café do IPMA disse que estão previstas temperaturas dentro da média para a época.
"Não vai haver grandes alterações. Temos uma pequena subida da máxima no sábado e a partir daí na maior parte do território entre os 16 e os 18 graus Celsius, sendo entre os 10 e os 15 no interior norte e centro. As mínimas vão variar entre os 06 e os 10 graus, sendo entre os 03 e os 06 no interior", destacou.
Natal sem chuva e com temperaturas entre os 10 e os 18 graus
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.