Sábado – Pense por si

Montenegro prepara remodelação governamental para sexta-feira à tarde

Primeiro-ministro viaja para o Brasil no início da próxima semana e quer substituir alguns secretários de Estado ainda antes de se ausentar.

À boleia da substituição do ex-secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do TerritórioHernâni Dias, que se demitiu por ter criado duas empresas que podem beneficiar da nova Lei dos Solos, na sua dependência, o primeiro-ministro prepara-se para fazer as primeiras alterações no Executivo. A SÁBADO apurou, junto de fontes do Governo, que o gabinete do primeiro-minstro pediu aos diferentes ministérios para bloquearem a sexta-feira, dia 14, à tarde para a tomada de posse. 

António Pedro Santos/LUSA

Luís Montenegro tem intenções de deixar este assunto resolvido antes de embarcar para o Brasil, onde participará na 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, no início da próxima semana. O chefe do Governo será acompanhado por vários ministros e pelo Presidente da República, que viaja no fim-de-semana, e que já havia pedido a Montenegro que substituísse Hernâni Dias antes da Cimeira. 

Nesta mesma tarde, é esperado que o primeiro-ministro faça outras mudanças entre os secretários de Estado, nomeadamente, o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, que "tem tido divergências sobre a forma como a área está a ser gerida" com a ministra da Administração Interna, diz fonte deste ministério à SÁBADO

Na saúde, o lugar de Cristina Vaz Tomé, secretária de Estado da Gestão da Saúde, também pode estar em causa, depois de a ministra Ana Paula Martins lhe ter retirado várias tutelas, sendo a mais mediática a do INEM.

Segundo o Jornal de Negócios, também Maria João Pereira (secretária de Estado da Energia) e Maria de Lurdes Carvalho (secretária de Estado da Cultura), além de Paulo Simões Ribeiro e Cristina Vaz Tomé, estarão de saída.

Nas últimas duas semanas têm corrido em circuito fechado vários nomes de secretários de Estado que poderiam estar de saída - ou por vontade própria ou por decisão de Montenegro - e que fonte do Governo tratou de desmentir junto de diversos jornalistas a quem essa lista foi enviada. 

A hipótese de uma remodelação, em pequena escala, surgiu, no final de janeiro, quando Hernâni Dias se demitiu para "proteger" o Executivo e a sua família, após a publicação de uma reportagem da RTP que revelava que o secretário de Estado criou duas empresas que podem beneficiar de legislação na sua dependência (neste caso, a Lei dos Solos). 

Ao que tudo indica não haverá alterações entre os ministros, apesar das suspeitas sobre o tutelar da pasta dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, poder vir a ser substituído para se apresentar como candidato à Câmara Municipal do Porto, nas Autárquicas deste ano. "Não me posso pronunciar, porque é matéria do primeiro-ministro e eu estou de pedra e cal no que respeita à minha vontade e disponibilidade de cumprir o serviço público, esta missão pública e cívica que estou a desempenhar", reagiu Pedro Duarte, a esta hipótese, nesta quarta-feira, no final de reuniões com os partidos no parlamento sobre o novo código para a comunicação social. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro