Sábado – Pense por si

Moção de Nuno Melo aprovada por unanimidade

Votação da moção de estratégia global, documento que tem como objetivo "fixar a orientação geral do partido", decorreu de braço no ar.

A moção de estratégia global apresentada pelo presidente do CDS-PP, Nuno Melo, intitulada "Tempo de Crescer", foi aprovada por unanimidade no 31.º Congresso do partido, que termina este domingo em Viseu.

JOSÉ COELHO/LUSA

"A moção está aprovada por unanimidade", anunciou o presidente do congresso, José Manuel Rodrigues, depois de afirmar não ter registado votos contra nem abstenções.

A votação da moção de estratégia global, documento que tem como objetivo "fixar a orientação geral do partido", decorreu de braço no ar.

A outra moção apresentada ao congresso, da Juventude Popular, intitulada "Assegurar o Futuro", foi retirada. O anúncio foi feito por secretário-geral da estrutura que representa os jovens do CDS-PP, Tomás Amaro Monteiro.

Também as alterações aos estatutos do partido propostas pela direção foram aprovadas por unanimidade.

Na apresentação das alterações, o secretário-geral do CDS-PP, Pedro Morais Soares, explicou que algumas alterações se prendem com questões identificadas pelo Tribunal Constitucional.

A maior mudança prende-se com o Conselho Nacional de Jurisdição passar de sete para 11 membros e funcionar com duas secções e o plenário. A proposta visa ainda limitar até quatro anos a sanção de suspensão de um militante.

A última vez que os estatutos do CDS-PP foram alterados foi em 2022, pouco depois de Nuno Melo chegar à liderança do partido.

Os congressistas aprovaram igualmente um voto de louvor à ação da Juventude Popular, proposto durante os trabalhos por um dirigente da estrutura.

O primeiro dia de trabalhos da reunião magna dos centristas, que arrancou às 11:30, terminou às 00:50.

O presidente do congresso, José Manuel Rodrigues, lembrou que de manhã decorre a eleição para os órgãos nacionais do CDS-PP, e os delegados podem votar entre as 09:30 e as 11:30.

O anúncio dos resultados está previsto para as 12:30, seguindo-se a tomada de posse dos novos órgãos e o discurso de consagração de Nuno Melo, que terá o mandato renovado enquanto líder do partido.

As listas para os órgãos podem ser entregues à Comissão Organizadora do Congresso "até às 02:00", anunciou o presidente da reunião magna antes de dar os trabalhos por encerrados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.