Sábado – Pense por si

Ministro investe em capital de risco no estrangeiro

Marco Alves
Marco Alves 12 de março de 2025 às 23:00

Castro Almeida é sócio de uma empresa com sede na Estónia, que detém participação num fundo israelita. Um dos sócios é Tiago Dores, ex-Gato Fedorento. Outro é Vítor Hugo Gonçalves, CEO de empresa que recebe fundos europeus, que o ministro tutela (mas sem ter qualquer poder de decisão, realça)

Não aparece numa pesquisa no Google, nem o ministro da Coesão Territorial nos indicou qualquer pista, mesmo após várias insistências. Nem lá conseguimos chegar através da morada que Castro Almeida escreveu na sua declaração de rendimentos – colocada no Google Maps, vai dar a um descampado em Talin, capital da Estónia. Mais tarde, percebemos que o endereço que o ministro indicou na declaração está errado, ou incompleto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.