O Governo tinha anunciado também que iria disponibilizar, a partir de dia 24 de junho, mais três milhões de euros para apoiar investimentos de agricultores com explorações situadas em municípios em seca extrema ou severa.
O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural levou esta sexta-feira a cabo o pagamento de 73 milhões de euros aosagricultores, integrados em vários programas, de acordo com um comunicado.
"O pagamento, executado através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), é constituído por uma componente FEADER [Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural], no montante global de 25,5 milhões de euros, por uma componente FEAGA [Fundo Europeu de Garantia Agrícola], no montante global de 46,9 milhões de euros, e por uma componente de outros pagamentos, no valor de 650 mil euros", revelou a tutela na mesma nota.
No âmbito doFEADER, o Ministério destaca o PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural) com quase 23 milhões de euros, o PRORURAL, nos Açores, que paga 1,3 milhões de euros e, na Madeira, o PRODERAM, com 916 mil euros.
No caso do FEAGA, em pagamentos diretos, foram pagos quase 13 milhões de euros, bem como 2,5 milhões de euros por "práticas agrícolas benéficas", 1,1 milhões de euros pela promoção do vinho em mercados estrangeiros e, no âmbito do POSEI (Açores e Madeira), mais de 11 milhões de euros.
No passado dia 21 de junho, oGovernotinha anunciado também que iria disponibilizar, a partir de dia 24 de junho, mais três milhões de euros para apoiar investimentos de agricultores com explorações situadas em municípios em seca extrema ou severa.
"O principal objetivo desta medida é promover a mitigação dos efeitos da seca extrema e severa como fenómeno climático adverso, através do apoio a investimentos específicos nas explorações em que a escassez de água compromete o maneio do efetivo pecuário, em particular, o abeberamento dos animais e a manutenção das culturas permanentes instaladas", indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.
Para este apoio são assim elegíveis investimentos cujos montantes oscilem entre 1.000 euros e 40.000 euros.
Ministério da Agricultura paga 73 milhões de euros a agricultores
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.