NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
As disciplinas mais concorridas foram, à semelhança de anos anteriores, Português (17.334 provas realizadas), Matemática A (17.074), Física e Química A (12.100) e Biologia e Geologia (10.334).
As médias das classificações dos exames nacionais do ensino secundário na 2.ª fase pioraram na maioria das disciplinas face à fase anterior, incluindo a Português e Matemática A, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Júri Nacional de Exames (JNE).
PAULO NOVAIS/LUSA
A 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário decorreu entre 18 e 24 de julho e os resultados das 88.408 provas realizadas foram hoje afixados.
As disciplinas mais concorridas foram, à semelhança de anos anteriores, Português (17.334 provas realizadas), Matemática A (17.074), Física e Química A (12.100) e Biologia e Geologia (10.334). A todas elas, à exceção de Física e Química, os resultados pioraram.
Entre as mais de 17 mil provas realizadas a Português, a classificação média dos alunos baixou de 12,6 para 10,5 valores (numa escala de zero a 20), uma diferença superior a dois valores, à semelhança de Biologia e Geologia, em que a média passou de 12,4 para 9,6 valores.
A Matemática A a queda não foi tão acentuada, mas os resultados pioraram ainda assim: de 10,5 valores na 1.ª fase, a média fixou-se agora em 9,5 valores.
Já em Física e Química A, o desempenho dos alunos melhorou e chegou aos 11,8 valores (a média na 1.ª fase tinha sido 11,0).
No total das 24 disciplinas com provas realizadas na 2.ª fase, só outras seis acompanharam a melhoria de Física e Química A, enquanto 15 registaram piores resultados e duas repetiram a média da fase anterior.
A classificação média mais alta foi a Desenho A (13,7 valores) e o pior resultado foi o do único aluno que foi avaliado a Italiano, com 7,7 valores.
Olhando apenas para as 11 disciplinas com, pelo menos, duas mil provas realizadas, houve apenas uma com média negativa: História A, com 9,4 valores (menos 1,5 valores comparativamente à 1.ª fase).
Dessas, as classificações médias pioraram em sete disciplinas (Português, Economia A, Matemática A, Filosofia, História A, Biologia e Geologia e Inglês) e melhoraram em quatro (Geografia A, Física e Química, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Geometria Descritiva).
Hoje foram também divulgadas as notas das 5.711 provas finais do 3.º ciclo realizadas na 2.ª fase, apenas pelos alunos que não tinham sido aprovados.
Também aí registaram-se notas mais baixas e, numa escala de zero a 100, a classificação média foi de 40 pontos a Português (tinha sido 58 na 1.ª fase) e 25 pontos a Matemática (tinha sido 52 na 1.ª fase).
Em comunicado, o JNE acrescenta que os exames finais do secundário foram classificados por 4.431 professores, enquanto a correção das provas do 9.º ano envolveu 27 docentes da equipa de avaliadores do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE).
Médias na 2.ª fase dos exames nacionais pioraram na maioria das disciplinas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.