Sábado – Pense por si

Mau tempo na Madeira motivou o cancelamento de 10 voos

Fonte aeroportuária disse que se regista uma "ligeira melhoria" ao nível das rajadas de vento, situação que deverá manter-se até ao final da noite.

Dez voos com destino à Madeira foram cancelados esta quarta-feira devido ao mau tempo que se fez sentir na zona do aeroporto, com rajadas de vento a atingir os 90Km/h, tendo seis aeronaves divergido para outros aeroportos durante a manhã.

Fonte aeroportuária disse à agência Lusa que, neste momento, se regista uma "ligeira melhoria" ao nível das rajadas de vento, situação que deverá manter-se até ao final da noite, tendo já aterrado o voo oriundo da ilha do Porto Santo.

Por outro lado, um voo da TAP com partida de Lisboa deverá aterrar às 19h40 horas.

"A previsão aponta, no entanto, para que a situação ao nível do vento volte a piorar a partir de amanhã", disse a mesma fonte.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo por causa de vento forte, com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas, chuva e agitação marítima.

Na zona leste da ilha, concretamente no concelho de Santa Cruz, onde se localiza o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, as rajadas podem chegar aos 90 km/h, sendo que a mais forte registada durante dia atingiu os 107 km/h.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.