Sábado – Pense por si

Grua cai sobre prédios na Figueira da Foz e proteção civil regista 263 ocorrências: tudo sobre o mau tempo

Chuva forte e risco de inundações preocupam autoridades.

Grua caiu sobre cinco prédios
Mau tempo tem causado estragos em Portugal Continental, esta grua caiu sobre vários veículos em Leiria
Chuva forte traz o risco de cheias
Grua caiu sobre cinco prédios
Mau tempo tem causado estragos em Portugal Continental
Chuva forte traz o risco de cheias
Ao Minuto Atualizado Há 59 minutos
Há 1 hora 02 de fevereiro de 2026 às 12:20
Lusa

Bruxelas não recebeu pedido para alterar PRR

A Comissão Europeia não recebeu pedidos de Portugal para alterar o Plano de Recuperação e Resiliência nas regiões afetadas pela tempestade Kristin, ou ativar o mecanismo europeu de proteção civil, instando antes à utilização do fundo de solidariedade.

"Portugal ainda não solicitou a alteração do Plano de Recuperação e Resiliência [PRR]. Ainda o pode fazer, mas todos os marcos e metas revistos teriam de ser implementados até ao prazo final, que é agosto de 2026. Portugal tem a possibilidade de alterar o plano de recuperação, [mas] ainda não foi feito qualquer pedido", disse o porta-voz do executivo comunitário para a tutela da Coesão e Reformas, Maciej Berestecki, na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas.

Já a porta-voz principal da Comissão Europeia, Paula Pinho, reconheceu que "a avaliação dos danos ainda está em curso e, infelizmente, estão previstas mais condições meteorológicas adversas nos próximos dias, o que significa que poderão ainda ocorrer mais danos", considerando ainda assim que, "idealmente, os fundos que se aplicariam numa situação como esta são o Fundo de Solidariedade e os fundos da política de coesão".
Há 1 hora 02 de fevereiro de 2026 às 11:46

Estrada cortada devido a derrocada em Guimarães

Terra, pedras e vegetação impossibilitam passagem na via que liga ao Santuário de Nossa Senhora da Lapinha, em Calvos, Guimarães.
A carregar o vídeo ...
Há 2 horas 02 de fevereiro de 2026 às 11:16
autor Diogo Barreto

Tempestade SOS: a plataforma online de entreajuda

Um grupo de voluntários lançou a plataforma online , que coloca em contacto quem precisa de ajuda e quem pode ajudar. O serviço é totalmente gratuito. 

“Depois de uma tempestade, o mais urgente é chegar ao essencial: energia, água, comunicações, abrigo e transporte. Pede ajuda em dois minutos ou oferece apoio - e ligamos pessoas da mesma zona.” É com esta mensagem que abre o novo site Tempestade SOS, um projeto criado pela mesma equipa responsável pela Portugal Sem Chamas e outros movimentos solidários. 
Há 2 horas 02 de fevereiro de 2026 às 11:07
Lusa

Forças Armadas reforçam dispositivo no terreno com mais de 1.000 militares

No domingo, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que nos próximos dias deverão estar 2.000 a 3.000 militares envolvidos nas operações. Para já, as Forças Armadas já enviaram 1.090 militares para o terreno.
Há 3 horas 02 de fevereiro de 2026 às 10:18

Imagens de drone mostram dimensão da grua que caiu sobre prédios na Figueira da Foz

A carregar o vídeo ...
Há 3 horas 02 de fevereiro de 2026 às 10:17
Lusa

Retomada circulação na Linha do Norte entre Castanheira do Ribatejo e Alverca

A circulação ferroviária na Linha do Norte no troço entre a Castanheira do Ribatejo e Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa, que estava suspensa devido a inundação da via, foi retomada às 09:30, segundo a CP. Na rede social Facebook, a CP indica que, na sequência do temporal de quarta-feira, a circulação ferroviária continua suspensa e sem previsão de retoma nos Urbanos de Coimbra, na Linha do Douro, entre Régua e Pocinho, na Linha do Oeste e na Linha do Norte, com supressão dos serviços de Longo Curso entre Braga e Lisboa. Na nota, a CP - Comboios de Portugal adianta que no domingo foi reposto o serviço Intercidades, na Linha da Beira Alta, no troço Coimbra B - Guarda, com recurso a UTE 2240 (utilização temporária de automotoras elétricas da série 2240). Foi igualmente reposto no domingo o serviço regional entre Entroncamento e Soure, na Linha do Norte.
Há 3 horas 02 de fevereiro de 2026 às 10:15
Lusa

Associação de Vítimas de Pedrógão Grande acusa Governo de resposta lenta

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) acusou o Governo de resposta "lenta, insuficiente e distante" na sequência da depressão Kristin, e considerou que o Interior do país esteve sozinho. "O que dói ainda mais é perceber que, mesmo com alertas, a resposta do Governo foi lenta, insuficiente e distante. O Estado demorou a responder e, principalmente, a chegar quando era mais necessário", referiu a associação numa nota enviada à agência Lusa. Leia mais .
Pedrógão Grande foi fortemente atingido pela depressão Kristin
Pedrógão Grande foi fortemente atingido pela depressão Kristin Lusa
Há 3 horas 02 de fevereiro de 2026 às 10:08

Outdoor de André Ventura cai no distrito de Évora devido ao mau tempo

A carregar o vídeo ...
Há 3 horas 02 de fevereiro de 2026 às 09:55

Novas imagens da grua que caiu sobre prédios na Figueira da Foz

A carregar o vídeo ...
Há 3 horas 02 de fevereiro de 2026 às 09:32
Isabel Dantas

Diário das Beiras mostra grua tombada sobre prédios na Figueira da Foz

Há 3 horas 02 de fevereiro de 2026 às 09:27

Câmara de Leiria disponibiliza apoio psicológico

A Câmara de Leiria disponibiliza desde esta segunda-feira para ajudar pessoas que estão “numa situação de grande fragilidade emocional” devido ao impacto do mau tempo, disse a vereadora Ana Valentim. “Já tínhamos implementado, desde o início da catástrofe, apoio social na Câmara Municipal. Temos uma equipa a fazer atendimento social a pessoas que precisem de apoio e agora vamos complementar com apoio psicológico”, afirmou à agência Lusa Ana Valentim, que tem o pelouro do Desenvolvimento Social.
Há 4 horas 02 de fevereiro de 2026 às 09:18
Isabel Dantas

Câmara de Coimbra avisa para risco de cheias

A Câmara Municipal de Coimbra deixou nas redes sociais indicações sobre o trânsito nas pontes sobre o Mondego, devido ao aumento do caudal do rio. O município informa que "o tabuleiro inferior da Ponte Açude encontra-se encerrado ao trânsito" e que "a ponte Pedro e Inês permanece encerrada". A autarquia pede ainda à população que evite circular junto às zonas ribeirinhas.
Aumento do caudal do Mondego preocupa autoridades
Aumento do caudal do Mondego preocupa autoridades Lusa
Há 4 horas 02 de fevereiro de 2026 às 09:00
Isabel Dantas

Queda de talude em Campolide

O Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa foi chamado a intervir na sequência da queda de um talude na via pública, na Calçada da Estação de Campolide. "Está criado um perímetro de segurança, com corte total da calçada, ente o entroncamento da Rua 12 e a Calçada da Quintinha, até ao entroncamento com a Av. Calouste Gulbenkian", explica o regimento nas redes sociais, adiantando ainda que.
Há 4 horas 02 de fevereiro de 2026 às 08:56
Lusa

Proteção civil regista 263 ocorrências entre a meia-noite e as 8h00

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 263 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a , disse à Lusa Telmo Ferreira.
Mau tempo não tem dado tréguas
Mau tempo não tem dado tréguas Lusa


Há 4 horas 02 de fevereiro de 2026 às 08:45
Isabel Dantas

Presidente da câmara de Leiria pede "prudência"

Gonçalo Lopes, o presidente da Câmara de Leiria, recorreu às redes sociais para pedir prudência aos seus munícipes. "Durante esta noite e ao longo dos próximos dias, prevêem-se condições meteorológicas adversas no concelho de Leiria, com chuva por vezes intensa e persistente e vento forte. Os solos encontram-se já muito saturados, pelo que a precipitação poderá provocar cheias, sobretudo nas zonas mais baixas e historicamente mais vulneráveis, bem como a subida dos caudais de rios e ribeiras e a queda de árvores ou estruturas. Apelo a que todos redobrem a prudência, evitem deslocações desnecessárias e adotem comportamentos preventivos para a proteção de pessoas e bens", escreveu no Facebook.
Há 4 horas 02 de fevereiro de 2026 às 08:36
Lusa

Atrasos e supressões nas ligações fluviais entre Cacilhas e Lisboa

As ligações fluviais da Transtejo, entre os distritos de Setúbal e Lisboa, estavam esta segunda-feira, pelas 06:30, a sofrer atrasos e algumas supressões entre Cacilhas e o Cais do Sodré devido às condições meteorológicas e de mar adversas. Segundo 'site' da Transtejo, hoje de manhã pelo menos duas ligações foram suprimidas entre Cacilhas e o Cais do Sodré e outras ligações estão com atrasos. A empresa informa que por motivo de constrangimentos operacionais decorrentes das condições meteorológicas e de mar, "não é possível garantir a realização de todas as carreiras previstas" nas ligações Trafaria-Porto Brandão-Belém e Cacilhas-Cais do Sodré. "Com o objetivo de minimizar o impacto de supressões e atrasos de carreiras, alguns navios iniciam viagem logo que seja alcançada a lotação máxima de passageiros embarcados, independentemente do horário previsto", refere a empresa, numa nota publicada às 06:05.
Há 5 horas 02 de fevereiro de 2026 às 08:00
Lusa

Circulação suspensa na Linha do Norte entre Castanheira do Ribatejo e Alverca

A circulação ferroviária na Linha do Norte no troço entre a Castanheira do Ribatejo e Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa, estava esta segunda-feira pelas 06:00 suspensa devido a inundação na via, segundo a CP - Comboios de Portugal. Na rede social Facebook, a CP indica que, na sequência do temporal de quarta-feira, a circulação ferroviária continua suspensa e sem previsão de retoma devido ao mau tempo nos Urbanos de Coimbra, na Linha do Douro, entre Régua e Pocinhho, na Linha do Oeste e na Linha do Norte, com supressão dos serviços de Longo Curso entre Braga e Lisboa. Na nota, a CP - Comboios de Portugal adianta que no domingo foi reposto o serviço Intercidades, na Linha da Beira Alta, no troço Coimbra B - Guarda, com recurso a UTE 2240 (utilização temporária de automotoras elétricas da série 2240). Foi igualmente reposto no domingo o serviço regional entre Entroncamento e Soure, na Linha do Norte.
Há 5 horas 02 de fevereiro de 2026 às 07:58
Lusa

Proteção Civil registava pelo menos 119 ocorrências esta madrugada

Portugal continental registava, até às 05:00, 119 ocorrências, a maioria das quais relacionadas com o mau tempo, sobretudo na região Centro e Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com o portal da Proteção Civil. Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) na Internet, a maioria das ocorrências relacionava-se com queda de árvores e queda de estruturas, causadas pela ação do vento. O mau tempo colocou 14 distritos de Portugal continental sob aviso laranja, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu o aviso amarelo apenas para Bragança, Santarém, Portalegre e Évora.
Há 5 horas 02 de fevereiro de 2026 às 07:57
Lusa

Queda de grua na Figueira da Foz obriga a realojamento de seis pessoas

Seis pessoas tiveram de ser realojadas durante a noite após a sobre cinco prédios no centro da Figueira da Foz, informou esta segunda-feira o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra. A ocorrência foi registada às 03:05 na Rua Bernardo Lopes. À Lusa, cerca das 06:00, fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra apontou que a grua caiu sobre cinco prédios, tendo sido necessário retirar os moradores e realojar seis pessoas. "As autoridades detetaram algumas deficiências nas infraestruturas e estão a ser tomadas medidas", disse a fonte. Já fonte dos Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz indicou que "não foram registados feridos, mas os danos serão consideráveis".
Há 5 horas 02 de fevereiro de 2026 às 07:55
Isabel Dantas

Estado de calamidade até 8 de fevereiro

O Governo anunciou ontem às populações e empresas afetadas pela tempestade que na última quarta-feira fez estragos na região centro, particularmente em Leiria e Coimbra. Na comunicação que fez ao país Luís Montenegro pediu, também, cautela às populações para os dias difíceis que aí vêm. O estado de calamidade foi prolongado até 8 de fevereiro.
Há 5 horas 02 de fevereiro de 2026 às 07:52
Isabel Dantas

Risco de inundações

Cinco dias depois da depressão Kristin o país continua a ser fustigado pelo mau tempo, agora por chuva forte e agitação marítima. Há 60 áreas em Portugal Continental com risco significativo de inundação, devido ao aumento do caudal de rios e afluentes. Os meios estão no local e há localidades que podem ter de ser evacuadas. 
Tópicos Mau tempo