Sábado – Pense por si

Mau tempo causa inundações e deslizamentos de terra por todo o país

27 de fevereiro de 2016 às 09:56
As mais lidas

Viseu, Coimbra, Porto, Aveiro e Lisboa são os distritos mais afectados

O mau tempo causou 239 ocorrências, principalmente deslizamentos de terra, quedas de árvores e inundações, afectando mais os distritos de Viseu e Coimbra, e no norte estão cortadas várias estradas devido à neve, segundo a protecção civil.

"Desde as 6 horas de sexta-feira, registamos um total de 239 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas, mas sem gravidade", disse hoje à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).

Os distritos mais afectados são Viseu, com 37 situações, Coimbra com 34, Porto com 31, Aveiro com 21 e Lisboa com 20, referiu a fonte da ANPC, acrescentando que se trata de "situações normais nestas condições meteorológicas".

O acesso à Serra da Estrela está encerrado.

Na lista de ligações rodoviárias cortadas devido à neve está a estrada nacional 321 em Cinfães, a 230 em Tondela e a 351 em Oleiros, enquanto a autoestrada na região de Ventosa e Vouzela ficou condicionada.

Quanto à queda de granizo verificada nas primeiras horas da manhã, na zona de Lisboa, nomeadamente no concelho de Sintra, a fonte da ANPC disse não haver registo de qualquer situação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.