Marcelo lamenta morte "prematura" e "súbita" de João Vasconcelos

Lusa 26 de março de 2019
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de abril
As mais lidas

Marcelo Rebelo de Sousa destacou a "grande influência" de João Vasconcelos na promoção da cimeira tecnológica Web Summit em Portugal.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte "prematura" do ex-secretário de Estado João Vasconcelos, considerando que a melhor forma de o homenagear é mostrar "exemplos de êxito empresarial".

Marcelo
Marcelo FERNANDO VELUDO / LUSA
"Lamento a perda súbita de João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria e fundador da Startup Lisboa, um dos principais impulsionadores dos jovens empresários em vários setores da economia, e endereço sentidas condolências à sua família", refere o chefe de Estado, numa nota divulgada na página da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou a "grande influência" de João Vasconcelos na promoção da cimeira tecnológica Web Summit em Portugal e "tantas outras iniciativas a favor da inovação e do empreendedorismo moderno".

"A melhor forma de o homenagearmos é darmos visibilidade aos exemplos de êxito empresarial. É o que estou a fazer hoje, em Guimarães, visitando uma das 'startups' portuguesas de maior sucesso e com significativa criação de emprego, a Farfetch", acrescenta ainda o Presidente da República.

O ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos morreu durante a noite de hoje em Lisboa com 43 anos, disse à agência Lusa fonte do PS.

Vasconcelos, também militante socialista, saiu do Governo em julho de 2017 após ser constituído arguido pelo Ministério Público no processo que investigava "o pagamento pela Galp Energia S.A. de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016", o qual acabou por ser arquivado.

Diretor Executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

Segundo o portal do Governo, João Vasconcelos foi adjunto e assessor do Gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011.

Entre 1999 e 2005, ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

João Vasconcelos administrou também diversas empresas familiares nos setores do turismo e serviços, tendo também sido mentor de vários programas de aceleração empresarial, nomeadamente o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

Atualmente, João Vasconcelos colaborava como 'senior adviser' da Clearwater International em Portugal para a área das startup e empresas de tecnologia de informação.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais