Presidente da República felicitou hoje o ex-ministro Jorge Moreira da Silva pela sua nomeação para a OCDE, considerando que "é mais uma prova da qualidade dos portugueses" e "motivo de júbilo" para Portugal
O Presidente da República felicitou hoje o ex-ministro Jorge Moreira da Silva pela sua nomeação para a OCDE, considerando que "é mais uma prova da qualidade dos portugueses" e "motivo de júbilo" para Portugal.
"É mais uma prova da qualidade dos portugueses e um motivo de júbilo para Portugal. Depois de um concurso internacional com nove meses de duração, o Dr. Jorge Moreira da Silva foi nomeado director-geral para a Cooperação e Desenvolvimento junto da OCDE", assinalou o chefe do Estado.
Numa mensagem disponível na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que a escolha "é motivo de orgulho, de alegria e das efusivas felicitações por parte do Presidente da República".
O ex-ministro do Ambiente de Portugal, Jorge Moreira da Silva, foi nomeado diretor-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE e assim deixará os cargos políticos que ocupa em Portugal, noticia hoje o semanário Expresso.
O Expresso refere ainda que Moreira da Silva - até agora primeiro vice-presidente de Passos Coelho e deputado social-democrata na Assembleia da República - vai fixar residência em Paris e que a nomeação para director-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) foi decidida há duas semanas.
Apesar de a candidatura do social-democrata ao cargo da OCDE ter sido individual, a mesma contou com o apoio do ministro dos Negócios Estrangeiros e com as diligências do embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, representante de Portugal na organização, indica o semanário.
Em declarações ao Expresso, Moreira da Silva referiu que o processo de selecção foi "longo, exigente e muito competitivo" e que está muito "satisfeito com o resultado e com a possibilidade de voltar a participar activamente, a nível internacional, nas políticas de desenvolvimento e cooperação, proteção ambiental e combate à pobreza".
O cargo de director-geral de Desenvolvimento e Cooperação é o nível de direcção mais elevado da OCDE e reporta directamente ao secretário-geral da organização.
Marcelo felicita Moreira da Silva por cargo na OCDE
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.