Sábado – Pense por si

Marcelo felicita Moreira da Silva por cargo na OCDE

15 de outubro de 2016 às 17:07
As mais lidas

Presidente da República felicitou hoje o ex-ministro Jorge Moreira da Silva pela sua nomeação para a OCDE, considerando que "é mais uma prova da qualidade dos portugueses" e "motivo de júbilo" para Portugal

O Presidente da República felicitou hoje o ex-ministro Jorge Moreira da Silva pela sua nomeação para a OCDE, considerando que "é mais uma prova da qualidade dos portugueses" e "motivo de júbilo" para Portugal.

"É mais uma prova da qualidade dos portugueses e um motivo de júbilo para Portugal. Depois de um concurso internacional com nove meses de duração, o Dr. Jorge Moreira da Silva foi nomeado director-geral para a Cooperação e Desenvolvimento junto da OCDE", assinalou o chefe do Estado.

Numa mensagem disponível na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que a escolha "é motivo de orgulho, de alegria e das efusivas felicitações por parte do Presidente da República".

O ex-ministro do Ambiente de Portugal, Jorge Moreira da Silva, foi nomeado diretor-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE e assim deixará os cargos políticos que ocupa em Portugal, noticia hoje o semanário Expresso.

O Expresso refere ainda que Moreira da Silva - até agora primeiro vice-presidente de Passos Coelho e deputado social-democrata na Assembleia da República - vai fixar residência em Paris e que a nomeação para director-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) foi decidida há duas semanas.

Apesar de a candidatura do social-democrata ao cargo da OCDE ter sido individual, a mesma contou com o apoio do ministro dos Negócios Estrangeiros e com as diligências do embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, representante de Portugal na organização, indica o semanário.

Em declarações ao Expresso, Moreira da Silva referiu que o processo de selecção foi "longo, exigente e muito competitivo" e que está muito "satisfeito com o resultado e com a possibilidade de voltar a participar activamente, a nível internacional, nas políticas de desenvolvimento e cooperação, proteção ambiental e combate à pobreza".

O cargo de director-geral de Desenvolvimento e Cooperação é o nível de direcção mais elevado da OCDE e reporta directamente ao secretário-geral da organização.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.