O Presidente da República felicitou Nicos Anastasiades que foi reeleito Presidente de Chipre com 55,99% dos votos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou Nicos Anastasiades, que foi hoje reeleito Presidente de Chipre, ao obter 55,99% dos votos, contra 44% do candidato de esquerda Stavros Malas.
"O Presidente da República felicitou o Presidente Nicos Anastasiades, de Chipre, que foi hoje reeleito por clara maioria para um segundo mandato à frente daquele Estado Membro da União Europeia", lê-se na página da Presidência da República na Internet.
Na primeira volta, realizada em 28 de Janeiro passado, Anastasiades obteve 35,5% dos votos, contra os 30,25% de Malás. Em terceiro lugar ficou o candidato do centro-direita, Nikos Papadópulos, com 25,74%.
Esta foi a segunda eleição presidencial em que os dois candidatos concorriam ao cargo.
Em 2013, Anastasiades derrotou Malás com 57,48% dos votos contra 42,52%.
Cerca de 550.000 eleitores foram chamados hoje às urnas para eleger o novo Presidente cipriota, que terá como principais tarefas realizar reformas económicas e relançar as conversações sobre a reunificação da ilha.
Anastasiades anunciou, após vencer a primeira volta, estar disposto a formar um governo de consenso alargado, para continuar as políticas desenvolvidas nos últimos anos, "sem fazer experiências".
A questão da divisão da ilha, que se prolonga desde 1974, esteve no centro da campanha eleitoral. As negociações para a reunificação, patrocinadas pelas Nações Unidas, fracassaram no verão passado.
A República do Chipre, membro da União Europeia e da zona euro, apenas ocupa dois terços do território da ilha, sendo o resto (norte) controlado pela autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), apenas reconhecida pela Turquia.
Marcelo felicita homólogo do Chipre pela sua reeleição
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.