No Dia Nacional do Dador de Sangue, o Presidente da República alerta para a necessidade de dádivas regulares que permitam uma autossuficiência do país.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou hoje o Dia Nacional do Dador de Sangue em Belém, alertando para a necessidade de dádivas regulares que permitam uma autossuficiência do país, considerando-o "um desígnio de todos".
Marcelo Rebelo de Sousa - tomada de posse - PortoLusa
Numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje recebeu no Palácio de Belém o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e aceitou a distinção de "Mensageiro da Dádiva", incentivou a dádiva voluntária de sangue.
"Aumentar a consciência sobre a necessidade de dádivas regulares de sangue, contribuindo para a autossuficiência do país nesta matéria, agravada pela pandemia que vivemos, é um desígnio de todos. Mais do que nunca, cuidar uns dos outros promove a coesão da comunidade e concorre para uma sociedade mais saudável e participativa. O Presidente da República agradece aos dadores pela sua generosidade e altruísmo, determinados em salvar vidas e tornar o mundo num lugar melhor", lê-se na mensagem divulgada.
O Instituto Português do Sangue classifica como "excecional e sem precedentes" a resposta da sociedade ao apelo à dádiva lançado no início do ano, permitindo manter a dádiva de sangue mais elevada do que em 2020.
O IPST adiantou que no mês de janeiro o número de dádivas de sangue e componentes sanguíneas foi 36,1% superior ao período homólogo de 2020, antes da pandemia, tendo sido realizadas 17.406 dádivas.
Em fevereiro foram realizadas 17.843 dádivas de sangue, mais 7,6% do que no mês homólogo, que foi o que registou o maior número de dádivas em todo o ano passado.
Ao dia de hoje, as reservas de concentrados eritrocitários do IPST situam-se entre os 10 e os 41 dias e os dias de reserva estratégica nacional, considerando as reservas existentes nos hospitais, entre os 29 e os 48, consoante os grupos sanguíneos.
Numa mensagem divulgada na véspera do Dia Nacional do Dador de Sangue, que hoje se assinala, a presidente do IPST agradeceu a todos os que deram sangue, às federações, associações e grupos de dadores pelo seu contributo na promoção da dádiva e na organização de sessões de colheita.
O IPST agradeceu ainda aos profissionais de saúde, "pelo seu empenho, dedicação e competência".
Marcelo: Dar sangue deve ser “um desígnio de todos”
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os objectivos de Bruxelas de reduzir em 60% até 2050 as emissões de gases com efeito de estufa da indústria aérea surgem como cada vez menos realistas.
Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.