Presidente da República prefere manter o silêncio sobre os dois temas
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu estar atento à situação política na Venezuela mas escusou-se a comentá-la, bem como os protestos sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Almeida.
Sobre a instabilidade política que se vive na Venezuela, o chefe de Estado declarou aos jornalistas estar a "acompanhar atentamente" a situação, mas ressalvou: "Tenho feito questão de não me pronunciar sobre essa matéria".
Falando à margem de uma visita à Biblioteca Nacional de Portugal em Lisboa, esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa advogou que há naquele país sul-americano uma "comunidade portuguesa próxima dos acontecimentos", e portanto "é prudente que nenhuma autoridade portuguesa faça qualquer comentário sobre o que se passa na Venezuela".
Instado pelos jornalistas a comentar os protestos em Almeida, no distrito da Guarda, sobre o encerramento de um balcão da CGD, o Presidente da República seguiu também esse sentido. "Neste momento não me queria pronunciar sobre essa matéria", vincou, assinalando não ter "elementos" para se pronunciar sobre a matéria. Marcelo assegurou também não ter recebido qualquer pedido formal de audição sobre o caso.
Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta tarde na Biblioteca Nacional, onde destacou o lançamento da obraCantigas medievais galego-portuguesas: corpus integral profano, coordenada por Graça Videira Lopes, tendo também tido contacto com alguns dos exemplares mais antigos e emblemáticos que a referida biblioteca conserva.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.