Sábado – Pense por si

Mais de 200 católicos exigem investigação independente a abusos sexuais na Igreja

Leonor Riso
Leonor Riso 08 de novembro de 2021 às 20:00

Carta é dirigida à Conferência Episcopal Portuguesa e defende que criar uma comissão no seio da Igreja não basta: deve ser composta por leigos católicos, não crentes e profissionais das ciências sociais e Justiça.

Um grupo de 241 católicos, entre os quais se encontram a escritora Alice Vieira ou o deputado José Manuel Pureza, subscreveu uma carta em que exige à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que representa a Igreja Católica em Portugal, que avance com uma investigação independente aos crimes de abuso sexual na Igreja. Esta deve cobrir os últimos 50 anos e ser conduzida por uma "comissão de peritos constituída exclusivamente por leigos católicos, por não crentes, por profissionais das ciências sociais e da justiça, cuja autonomia e independência sejam absolutamente inquestionáveis". Um elemento do clero pode assumir funções de assessor. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.