Sábado – Pense por si

Junta do Lumiar faz contratos com a prata do partido

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 15 de maio de 2024 às 23:00

Autarcas de outras juntas e um ex-dirigente do CDS tiveram ajustes diretos. O presidente assegura que não olha à cor partidária.

Há um ano, os resultados de uma avaliação externa pedida pelo executivo do PSD/CDS na Junta de Freguesia do Lumiar punham em causa a gestão anterior (dos socialistas). Ricardo Mexia, médico e presidente desta junta desde 2021, eleito pela coligação Novos Tempos (PSD e CDS), apontou o dedo ao antecessor, o deputado do PS Pedro Delgado Alves, por não ter adjudicado nenhum contrato por concurso público. Mas o executivo social-democrata tem usado o mecanismo do ajuste direto para contratar militantes do PSD e do CDS para lugares que não são de confiança política. Em resposta à SÁBADO, Ricardo Mexia garante que a junta não recruta “pessoas em função da sua filiação partidária”, mas sim “em função das necessidades”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro