Sábado – Pense por si

Junta do Lumiar faz contratos com a prata do partido

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 15 de maio de 2024 às 23:00

Autarcas de outras juntas e um ex-dirigente do CDS tiveram ajustes diretos. O presidente assegura que não olha à cor partidária.

Há um ano, os resultados de uma avaliação externa pedida pelo executivo do PSD/CDS na Junta de Freguesia do Lumiar punham em causa a gestão anterior (dos socialistas). Ricardo Mexia, médico e presidente desta junta desde 2021, eleito pela coligação Novos Tempos (PSD e CDS), apontou o dedo ao antecessor, o deputado do PS Pedro Delgado Alves, por não ter adjudicado nenhum contrato por concurso público. Mas o executivo social-democrata tem usado o mecanismo do ajuste direto para contratar militantes do PSD e do CDS para lugares que não são de confiança política. Em resposta à SÁBADO, Ricardo Mexia garante que a junta não recruta “pessoas em função da sua filiação partidária”, mas sim “em função das necessidades”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.