Sábado – Pense por si

Euro2020: Governantes com luz verde para ver jogos a convite

SÁBADO
SÁBADO 11 de junho de 2021 às 07:59
As mais lidas

As alterações promovidas ao código de conduta do atual Governo face ao do anterior reforçam, na opinião do advogado Veiga e Moura, a “subjetividade” e dão maior “cobertura” à possibilidade de membros do Executivo viajarem para assistir a um jogo do Euro 2020 à conta de entidades privadas.

Há quatro anos, o XXI Governo constitucional, o primeiro chefiado por António Costa, adotou um código de conduta para prevenir a repetição de polémicas como a das viagens pagas pela Galp a três governantes para assistirem a jogos do Euro 2016, que, um ano volvido, acabariam por se demitir quando se perspetivava serem constituídos arguidos.

Leia mais noJornal de Negócios.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.