Sábado – Pense por si

Incêndios: Serra de Sintra vai ter trânsito condicionado durante dois dias

Poderão continuar a circular veículos de moradores e de empresas sediadas na zona de risco, transportes públicos de passageiros, veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do sistema municipal de Proteção Civil.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, determinou hoje que o trânsito nas vias que dão acesso à serra de Sintra vai estar condicionado este domingo e na segunda-feira.

A autarquia explica, em comunicado, que a decisão se deve à previsão de risco elevado de incêndio rural no concelho lisboeta para este domingo, realçando que é objetivo da Câmara de Sintra "proteger quem vive e visita Sintra" e que "urge preservar a serra", "paisagem cultural Património Mundial da UNESCO, e defendê-la para as gerações vindouras".

Durante os dois dias em que o trânsito vai estar condicionado, poderão continuar a circular veículos de moradores e de empresas sediadas na zona de risco, transportes públicos de passageiros, veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do sistema municipal de Proteção Civil.

A autarquia sintrense, liderada por Basílio Horta, informa ainda que a situação de interdição será avaliada de 12 em 12 horas, podendo ser agravada ou desagravada de acordo com as condições que possam vir a registar-se.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.