O director clínico mostrou-se "muito satisfeito" pela aprovação da construção da ala pediátrica por ajuste directo, prevendo que as obras estejam concluídas em 2021.
O director clínico do Centro Hospitalar de São João, no Porto, mostrou-se esta quarta-feira "muito satisfeito" pela aprovação da construção da ala pediátrica por ajuste directo, prevendo que as obras arranquem já em 2019 e estejam concluídas em 2021.
"A nossa expectativa é que, com base na dispensa do visto prévio do Tribunal de Contas e na possibilidade de simplificação do processo através da autorização do ajuste directo, ainda em 2019 arranquem as obras, o que quererá dizer que num tempo mínimo de construção de dois anos no final de 2021 teremos a ala pediátrica nas suas instalações definitivas", disse hoje José Artur Paiva, numa declaração aos jornalistas, na unidade hospitalar.
Na terça-feira, o parlamento aprovou por unanimidade a proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) que prevê a possibilidade de recurso ao ajuste directo para a construção do Centro Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de São João.
A proposta dos socialistas mereceu o voto favorável de todas as bancadas parlamentares. Já as iniciativas do CDS e do PSD sobre a mesma unidade hospitalar foram rejeitadas.
O documento prevê a possibilidade de recurso ao procedimento de ajuste directo "para efeitos da celebração dos contratos relativos à conceção, projecto e construção do Centro Pediátrico, considerando-se preenchidos os requisitos e condições exigidas para a adopção deste procedimento pré-contratual".
Dizendo ser um dia de "grande satisfação", o director clínico garantiu que hoje no hospital existem "muitos sorrisos nas caras" dos profissionais, das crianças e dos pais das crianças internadas.
José Artur Paiva referiu que o ajuste directo da obra vai permitir que a empreitada comece após o verão do próximo ano, dado o hospital já ter entregue "a quase totalidade dos dados" à empresa encarregue do desenvolvimento do projecto.
"Estamos numa fase de desenvolvimento do projecto, da parte do Centro Hospitalar de São João a quase totalidade dos dados está entregue à empresa encarregue desse projecto e esperamos que em Abril de 2019 esteja finalizado, seguindo-se depois uma curta fase de revisão do projecto", adiantou.
O director acrescentou ainda ser expectável que a autorização da despesa chegue no início de 2019.
Hospital São João espera arrancar com obras da ala pediátrica em meados de 2019
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.