Sábado – Pense por si

Hospital condenado a pagar 15 mil euros por não contratar mãe a amamentar

Mulher ficou em 3.º lugar num concurso com cinco vagas. Quando pediu dispensa para amamentar foi-lhe recusado o contrato de trabalho.

O Tribunal da Relação do Porto confirmou a decisão que condenou o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) a pagar 15 mil euros a uma mulher que recusou a contratar por estar a amamentar o filho, noticia oCorreio da Manhã.

Cofina Media

Os factos remontam a 2018, quando a mulher se candidatou a um concurso para o preenchimento de cinco vagas de assistentes operacionais no CHBV, tendo ficado classificada em 3º lugar. Quando foi chamada para celebrar o contrato de trabalho, solicitou dispensa para amamentação e a contratação foi recusada.

Leia mais noCorreio da Manhã.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.