Sábado – Pense por si

Guimarães vai ganhar residência universitária privada com 632 camas

O projeto "prevê a instalação de quartos diferenciados, zonas de estudo e de convívio, refeitório, salas de televisão, cinema e gaming, ginásio e lavandaria", revela a autarquia.

O concelho de Guimarães vai ter uma residência universitária privada "de referência mundial", com 632 camas, num investimento de 15 milhões de euros, anunciou hoje o município.

Em nota publicada na sua página de Facebook, o município acrescenta que a obra terá início na primavera de 2021 e deverá ficar pronta no outono de 2022.

A residência ficará situada na freguesia de Azurém, a 650 metros da Universidade do Minho.

"O projeto, em fase de aprovação final na Câmara Municipal, prevê a instalação de quartos diferenciados, zonas de estudo e de convívio, refeitório, salas de televisão, cinema e gaming, ginásio e lavandaria, entre outras comodidades", refere ainda o comunicado.

Segundo o município, o equipamento vai resultar da adaptação de uma unidade empresarial "em residência universitária de referência mundial".

As 632 camas vão fazer parte do projeto "Coletivo de Azurém", uma residência de estudantes que segue o formato internacional "Purpose Built Student Accomodation", alojamento especificamente pensado para estudantes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.