Dois comboios urbanos do Porto e três nos serviços regionais no Minho e Oeste foram suprimidos. Greve termina à meia-noite.
Dois comboios urbanos do Porto e três nos serviços regionais no Minho e Oeste foram suprimidos até às 06:00 de hoje devido à greve de 24 horas dos trabalhadores da CP -Comboios de Portugal, anunciou a empresa.
"Ontem [quarta-feira] não houve qualquer impacto da greve, em termos de comboios circulou tudo. Até às 06:00 de hoje foram suprimidos dois comboios nos serviços urbanos do Porto e três nos serviços regionais, dois no Minho e um no Oeste", disse à Lusa fonte da CP, cerca das 07:30.
A greve abrange o período entre as 00:00 e as 24:00 de hoje, mas o impacto na circulação poderá estender-se, segundo a CP, para além desse período, nomeadamente às primeiras horas da manhã de sexta-feira.
A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), da CGTP, não tendo sido decretados serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social.
Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, acrescenta.
Em comunicado, a CP diz ainda que lamenta os incómodos causados aos seus clientes, recomendando a obtenção de informação sobre o estado da circulação de comboios, através do contacto com os canais de informação da empresa.
O pré-aviso de greve emitido pelo SNTSF abrange todos os trabalhadores da CP e da IP.
Está ainda marcada uma concentração para hoje de manhã, em frente ao Ministério das Infraestruturas, em Lisboa, em protesto contra "11 anos sem aumento".
Os trabalhadores do setor ferroviário e das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias reivindicam aumentos salariais para todos, a redução do horário de trabalho para as 35 horas, o trabalho com direitos, o respeito pela contratação coletiva, a redução da idade de reforma e a melhoria do serviço público prestado.
Esta semana, o Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários suspendeu a greve parcial convocada para começar na terça-feira depois do Governo se ter comprometido a voltar à mesa das negociações.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.