Sábado – Pense por si

GNR resgata 27 migrantes ao largo da ilha de Samos na Grécia

04 de maio de 2019 às 09:48
As mais lidas

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR resgatou uma embarcação com 27 migrantes junto à praia de Kyriakou, foi hoje anunciado.

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através de militares destacados na ilha de Samos, na Grécia, resgatou na sexta-feira uma embarcação com 27 migrantes junto à praia de Kyriakou, foi hoje anunciado.

Os militares portugueses integram a missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX).

Em comunicado, a GNR explica ter sido dado um alerta pelas autoridades gregas durante uma ação de patrulhamento no mar Egeu sobre a existência de uma embarcação suspeita no mar, possivelmente com migrantes a bordo, e que se dirigia para a zona sul da ilha, o que obrigou à realização de uma operação de busca e salvamento.

"Os militares de imediato dirigiram-se para o local, e com o auxílio de equipamentos óticos, acabaram por detetar um pequeno barco de borracha danificado, com cerca de cinco metros de comprimento, o que permitiu resgatar 27 pessoas, das quais oito crianças, com idades compreendidas entre os cinco e os oito anos, três mulheres e 16 homens", precisa.

Um dos migrantes, um jovem de 20 anos, teve de ser assistido de imediato pelos militares da GNR, por se encontrar ostomizado e com uma grave infeção, sendo encaminhado para as autoridades de saúde locais, acrescenta a GNR.

A GNR desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.