Sábado – Pense por si

GNR apreende 500 mil cigarros de contrabando no valor de 185 mil euros em Chaves

Foi detido um homem de 58 anos e os factos foram remetidos para o Tribunal de Chaves.

A GNR apreendeu 500 mil cigarros de contrabando em Chaves, com um valor superior a 185 mil euros, e deteve um homem de 58 anos, anunciou esta quarta-feira a força policial.

A operação decorreu durante uma ação de patrulhamento de prevenção e combate à evasão e fraude tributárias na Autoestrada 24 (A24), junto a Chaves, no distrito de Vila Real, explicou a GNR em comunicado.

"Os militares da Guarda abordaram uma viatura suspeita que transportava 50 caixas de cigarros no seu interior, verificando-se que não ostentavam a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional", realça a nota.

O valor dos cigarros apreendidos ascende a 185 mil euros e "a introdução no consumo dos produtos apreendidos teria causado um prejuízo ao Estado, em sede do Imposto Especial sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do Imposto de Valor Acrescentado (IVA), superior a 85 mil euros".

Foi detido um homem de 58 anos e os factos foram remetidos para o Tribunal de Chaves, acrescenta.

A apreensão foi executada pela Unidade de Ação Fiscal da GNR, através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Coimbra e contou com o reforço do Destacamento de Trânsito de Vila Real.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.