Ilhas do Grupo Ocidental serão as mais afetadas, com ondas a poderem atingir os 25 metros. Estarão sob aviso vermelho a partir da meia noite.
O furacão Lorenzo, atualmente na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, "deverá passar com categoria 1" a oeste da ilha das Flores, na quarta-feira, mantendo-se a previsão de que afetará todo o arquipélago dos Açores, avança o IPMA.
Segundo o comunicado emitido na noite de segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o centro do furacão, que às 18h00 de segunda-feira (mais uma hora em Lisboa) se encontrava "a aproximadamente 1.650 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 24 quilómetros por hora", deverá "passar com categoria 1, na quarta-feira (dia 2 de outubro), ligeiramente a oeste das Flores".
A escala de Saffir-Simpson mede a intensidade dos furacões entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível mais intenso. Os seus efeitos deverão ser sentidos em todo o arquipélago, mas com maior intensidade no grupo Ocidental, que compreende as ilhas das Flores e do Corvo.
O IPMA prevê, para o grupo Ocidental, "vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 quilómetros por hora (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 quilómetros por hora), chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 25 metros".
Para este grupo, vigora aviso amarelo a partir das 18h00 (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira, que passa a laranja às 21h00, tendo sido emitido aviso vermelho entre as 00h00 e as 12h00 de quarta-feira, referente a vento e agitação marítima.
No grupo Central, prevê-se "vento sudoeste com rajadas até 150 quilómetros por hora e ondas de sudoeste, passando a oeste, com altura significativa entre nove a 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros".
As ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa, deste grupo, estão sob aviso amarelo a partir das 21h00 de terça-feira, passando a laranja a partir das 00h00 de quarta-feira, e a vermelho entre as 03h00 e as 12h00, devido ao vento, e entre as 06h00 e as 15h00, por causa da agitação marítima.
Já para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) a previsão é de vento com rajadas da ordem dos 85 quilómetros por hora, com ondulação de oeste, que poderá atingir sete a oito metros. Para estas ilhas, foi emitido aviso amarelo a partir das 09h00 de quarta-feira, que passa a laranja entre as 12h00 e as 18h00, devido à forte ondulação.
Furacão Lorenzo deverá passar pelos Açores com categoria 1
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.