Sábado – Pense por si

Fogos em Bragança e Viana do Castelo em fase de conclusão

Incêndios foram dominados durante a noite e encontram-se na fase de "conclusão" e "rescaldo", com a presença de operacionais no terreno, em vigilância.

Os três incêndios rurais de grandes proporções registados no sábado nos distritos de Bragança e de Viana do Castelo estão já em fase de conclusão, segundo fonte da proteção civil.

O comandante Carlos Pereira, oficial de operações do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, disse à agência Lusa que os incêndios que se registaram nos distritos de Bragança (Vinhais e Vila Flor) e de Viana do Castelo (Ponte de Lima), foram dominados durante a noite e encontram-se na fase de "conclusão" e "rescaldo", com a presença de operacionais no terreno, em vigilância.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no incêndio em Ponte de Lima (Viana do Castelo), que começou pelas 10:29 de sábado, encontravam-se, pelas 09:10, um total de 101 homens e 36 viaturas.

No distrito de Bragança, no incêndio que começou pelas 14:10 de sábado, em Vinhais, estavam 140 homens, auxiliados por 44 viaturas e dois meios aéreos e, no fogo de Vila Flor, que começou pelas 14:51 de sábado, permaneciam 86 homens e 24 veículos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.