Sábado – Pense por si

Fogo da Sertã entrou em fase de resolução

10 de setembro de 2017 às 16:12
As mais lidas

O incêndio da Sertã foi dominado às 9:50 deste domingo, mas permanecem no local 739 operacionais, 245 veículos e dois meios aéreos

O incêndio no concelho da Sertã está em fase de resolução, continuando em curso ao fim da manhã de hoje o outro fogo que lavra em Proença-a-Nova, também no distrito de Castelo Branco, segundo a Proteção Civil.

O comandante Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Rui Laranjeira disse à agência Lusa que o incêndio da Sertã foi dominado às 09:50 de hoje, mas permanecem no local 739 operacionais, 245 veículos e dois meios aéreos.

Rui Laranjeira adiantou que estes meios vão continuar no local até ao final do dia de hoje para evitar reacendimentos e um agravamento da situação, tendo em conta o perímetro do incêndio e a "vasta área ardida".

Este fogo começou na sexta-feira à tarde na localidade do Carvalhal, concelho da Sertã, e no sábado ameaçou várias aldeias e levou ao corte do Itinerário Complementar (IC) 8.

A ANPC regista também como 'ocorrência importante' um outro incêndio florestal que deflagrou às 21:12 de sábado na freguesia de Montes da Senhora, no concelho de Proença-a-Nova.

O comandante Rui Laranjeira disse à Lusa que a combater este fogo estão 181 operacionais, apoiados por 50 viaturas e seis meios aéreos.

Rui Laranjeira adiantou que o incêndio tem uma frente ativa e está a lavrar numa zona de difícil acesso, o que dificulta a intervenção dos meios de combate.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.