Filhas de alto funcionário público russo, ex-autarca e dirigente do partido de Putin, gastaram milhões de euros em imobiliário em Lisboa e no Algarve, quase todos sem recorrer a crédito bancário. Foi usado offshore com sede no Chipre para comprar casas de luxo no Restelo e Algarve. Denúncia chegou ao DCIAP e à PJ.
Foi oportunidade de negócio em Portugal entre duas irmãs russas. Em 2016, Anna Fisun queria investir em Portugal e a irmã Elena Agipa detinha uma vivenda no Restelo, em Lisboa, onde vivia, comprada por 675 mil euros no mesmo ano com o marido português, cujo empréstimo bancário ainda estava por pagar. Por isso, nas palavras de Elena Agipa à SÁBADO, chegaram a “um acordo” de venda: Anna Fisun, através de uma sociedade offshore no Chipre, a Agorda Development Ltd., compraria o imóvel à irmã por 1 milhão e meio de euros, que valorizava assim 122% em poucos meses. No dia 2 de dezembro, a escritura foi assinada – e o retorno foi usado por Elena Agipa e o marido para comprar novos imóveis. Hoje os negócios imobiliários das irmãs russas foram alvo de uma denúncia anónima – a que a SÁBADO teve acesso – entregue ao Departamento Central de investigação e Ação Penal (DCIAP) e à Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária na sequência das investigações das autoridades às transferências de capitais e património de cidadãos russos na União Europeia (UE).
Filhas de alto funcionário russo compraram casas de luxo em Portugal
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando decisões comprometem a ética, a integridade ou a sustentabilidade do projeto, a diplomacia deve dar lugar à responsabilidade de escalar. Proteger as equipas e os resultados é também um ato de liderança.
Num mundo onde muitas das profissões do futuro ainda nem existem, e em que a ideia de “curso com saída” perdeu sentido face à rapidez com que tudo muda, uma carreira só é verdadeiramente bem-sucedida quando está alinhada com a identidade, os valores e as motivações de cada um.