Sábado – Pense por si

Família de Luís Filipe Menezes recebeu quase dois milhões em “offshore”

Mariana Branco
Mariana Branco 11 de novembro de 2018 às 08:39

Ministério Público considera que o dinheiro, recebido por familiares de Menezes quando este era autarca, terá sido “vantagem indevida” dada ao ex-presidente da Câmara de Gaia. O processo foi arquivado por falta de provas.

Duas transferências de quase dois milhões de euros, com origem numa misteriosa sociedade offshore chamada Longe Company LLC (EUA), foram depositadas em Novembro de 2008 numa conta – aberta dias antes – na sucursal offshore de Macau do BCP, em nome do pai de Luís Filipe Menezes, na altura presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e em nome de um dos seus filhos. "Parte substancial" do dinheiro foi encaminhado para Portugal, onde serviu para em 2012 comprar um apartamento na Foz, no Porto, onde vive o antigo presidente do PSD, conta o Público.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.