Sábado – Pense por si

Estrangeiros investem na Cova do Vapor: "Comunidade transformou-se numa selva"

Nuno Ferreira 02 de dezembro de 2021 às 14:00

Alguns moradores protestam contra as novas construções. Investigador da história local alerta que há outros problemas mais prioritários.

Desde que se tornou um bairro da moda, com filmagens de filmes, de modelos, de novelas, um grande prémio de motonáutica e visitas de gente de fora, que o lugar castiço e típico da Cova do Vapor (Trafaria) enfrenta um dos maiores desafios da sua história. A compra de imóveis em dinheiro vivo por estrangeiros que não se importam com a clandestinidade dos mesmos criou um mau ambiente entre moradores. Uns ganham e outros não.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.