Sábado – Pense por si

Eleições: o que fazer aos confinados? Perguntem às câmaras

Marco Alves
Marco Alves 06 de janeiro de 2022 às 14:00

Mais de meio milhão de eleitores deverão estar fechados em casa. Como votam? Governo em silêncio. Municípios tentam resolver sozinhos. Na quarta-feira, o Governo admitiu que pediu parecer oa Conselho Consultivo da PGR para mudar as regras e permitir voto dos confinados.

Quando a SÁBADO ligou para o Ministério da Administração Interna com o objetivo de obter um número direto da sua Secretaria-Geral (SGMAI) e ali colocar algumas questões sobre sobre eleições, a resposta da telefonista foi elucidativa. “Eleições? Isso é aqui?” Era ali, de facto, e há décadas. Desde a queda do Estado Novo que as eleições em Portugal são organizadas por aquele Ministério, mais concretamente pela Secretaria-Geral (SGMAI).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.