Sábado – Pense por si

Eleições: o que fazer aos confinados? Perguntem às câmaras

Marco Alves
Marco Alves 06 de janeiro de 2022 às 14:00

Mais de meio milhão de eleitores deverão estar fechados em casa. Como votam? Governo em silêncio. Municípios tentam resolver sozinhos. Na quarta-feira, o Governo admitiu que pediu parecer oa Conselho Consultivo da PGR para mudar as regras e permitir voto dos confinados.

Quando a SÁBADO ligou para o Ministério da Administração Interna com o objetivo de obter um número direto da sua Secretaria-Geral (SGMAI) e ali colocar algumas questões sobre sobre eleições, a resposta da telefonista foi elucidativa. “Eleições? Isso é aqui?” Era ali, de facto, e há décadas. Desde a queda do Estado Novo que as eleições em Portugal são organizadas por aquele Ministério, mais concretamente pela Secretaria-Geral (SGMAI).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.