O incêndio que reacendeu na segunda-feira na freguesia de Beselga, concelho de Penedono, foi dominado durante a madrugada desta terça-feira. Ainda no distrito de Viseu, está também dominado o incêndio em Penalva do Castelo.
O reacendimento de segunda-feira do incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Beselga, concelho de Penedono, foi dominado às 04:07 desta terça-feira, disse à Lusa uma fonte da Proteção Civil.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEP), o fogo teve início às 17:49 de domingo, foi dominado às 02:45 de segunda-feira, mas voltou a reacender.
Às 06:30 de hoje estavam no local 231 operacionais, com o apoio de 66 veículos.
Na segunda-feira, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu tinha anunciado a existência de dois feridos, dois bombeiros que sofreram ferimentos ligeiros.
Ainda no distrito de Viseu, está também dominado o incêndio em Penalva do Castelo, que teve início às 17:26 de segunda-feira, em Antas e Miuzela.
"Apesar de dominado, vai ser ainda necessário efetuar um longo trabalho de consolidação e de rescaldo em todo o perímetro do incêndio", explicou fonte do CDOS de Viseu, contactada pelas 04:00.
Às 06:30 estavam no local 121 operacionais, com o auxílio de 35 veículos.
A esta hora, estava ainda por dominar o incêndio na freguesia de Fundada, concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, que estava a ser combatido por 1.025 operacionais, com o apoio de 328 veículos.
O incêndio que teve início em Vila de Rei às 14:50 de sábado destruiu até segunda-feira 8.558 hectares, de acordo com Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).
Vários incêndios deflagraram no distrito de Castelo Branco ao início da tarde de sábado. Dois com origem na Sertã e um em Vila de Rei assumiram maiores dimensões, tendo este último alastrado, ainda no sábado, ao concelho de Mação, distrito de Santarém.
No mais recente 'briefing' com os jornalistas, às 20:00 segunda-feira, a Proteção Civil anunciou que, depois de uma tarde de reativações e de um combate difícil, o fogo estava "em resolução" no concelho de Vila de Rei, enquanto 70% do incêndio em Mação estava também "em rescaldo".
Trinta e nove pessoas foram assistidas no âmbito deste incêndio, das quais 15 são consideradas feridos ligeiros e uma sofreu ferimentos com gravidade. Destes 16 feridos, cinco são civis.
Depois de Portugal ter solicitado "assistência bilateral", foram mobilizados para o combate dois aviões pesados anfíbios espanhóis.
Ainda segundo o ´site' do EFFIS consultado hoje, este ano já arderam em Portugal 17.498 hectares, num total de 122 fogos.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"