Sábado – Pense por si

Dez listas ao Conselho Nacional e quatro à Jurisdição do PSD

Paulo Rangel encabeça a lista da direção e Paulo Cunha, a lista dos apoiantes de Montenegro.

A Mesa do Congresso social-democrata recebeu hoje à noite dez listas ao Conselho Nacional, mais duas do que há dois anos, e quatro ao Conselho de Jurisdição Nacional.

Ao Conselho Nacional, concorrem a lista da direção - encabeçada por Paulo Rangel -, uma liderada por Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Famalicão - que conta com o apoio de Luís Montenegro -, outra pelo líder da distrital de Setúbal, Bruno Vitorino, que apoiou Miguel Pinto Luz nas últimas diretas.

O deputado por Braga Carlos Eduardo Reis encabeça outra lista - há dois anos a sua foi a segunda lista mais votada -, tal como Joaquim Biancard da Cruz, numa lista que integra o deputado Duarte Marques e eurodeputada Lídia Pereira.

Uma lista "sub-35", liderada pelo presidente da JSD de Coimbra José Miguel Ferreira, outra por Tiago Sá Carneiro, que apoiou Miguel Pinto Luz, uma encabeçada pelo antigo líder da distrital de Setúbal Luís Rodrigues, outra pelo militante de Guimarães Alexandre Barros da Cunha e ainda outra por Maria José Cruz, das Mulheres Sociais-Democratas de Lisboa, completam o leque de dez listas ao órgão máximo do partido entre congressos.

Ao Conselho de Jurisdição Nacional concorrem quatro listas: a da direção, encabeçada pelo vice-presidente da Assembleia da República Fernando Negrão, outras duas lideradas por Paulo Colaço e por José Miguel Bettencourt, que integraram este órgão no último mandato, e outra por Ricardo Sousa, do PSD/Paredes.

Há dois anos, concorreram oito listas ao Conselho Nacional - Rio construiu uma lista de unidade com o candidato derrotado Pedro Santana Lopes, que conseguiu 34 dos 70 eleitos deste órgão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.