Sábado – Pense por si

Dez distritos de Portugal continental sob aviso amarelo por causa do frio

O aviso amarelo que pode incluir "persistência de valores baixos da temperatura mínima", vai vigorar nos distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre, até às 9h de domingo.

Dez distritos vão entrar no fim de semana sob aviso amarelo por causa do frio e um outro devido a agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a informação divulgada pelo IPMA, o aviso amarelo por causa do tempo frio, que pode incluir "persistência de valores baixos da temperatura mínima", vai vigorar nos distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre.

O aviso amarelo vigora entre as 00h00 de sábado e as 09h00 de domingo nestes 10 distritos.

Já sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, com ondas de sueste que podem chegar aos 2,5 metros de altura, estará no fim de semana o distrito de Faro.

Neste caso o aviso amarelo é válido entre as 03h00 e as 12h00 de sábado.

Os avisos do IPMA variam entre o vermelho (o mais grave), o laranja e o amarelo. Este último significa que se está perante uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e que a população deve acompanhar a evolução das condições meteorológicas.

Na quarta-feira, a Proteção Civil alertou para a descida da temperatura mínima entre quinta-feira e domingo em todo o continente, recomendando uma "especial atenção" às crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e sem-abrigo.

"É necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis - crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo", referiu a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em comunicado.

Já o IPMA previa para hoje, dia de Natal, uma temperatura mínima entre os -3 e 9 graus e uma máxima que varia entre 4 e 18 graus, assim como vento de quadrante Leste, soprando mais intenso nas terras altas até 80 km por hora, a partir da madrugada.

A Proteção Civil aconselha o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, a ingestão de sopas e bebidas quentes e atenção com a proteção por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, assim como uma condução defensiva em locais de provável formação de gelo na estrada.

Recomenda ainda "especial atenção" às braseiras e lareiras, que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte, com a adequada ventilação das habitações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.