Sábado – Pense por si

Detido que fugiu à PSP em Lisboa apanhado no Algarve pela GNR

Suspeito foi avistado junto a um terminal de autocarros.

Um recluso argelino que se tinha evadido na terça-feira junto ao Tribunal da Relação de Lisboa foi capturado hoje de manhã em Estômbar, no concelho de Lagoa (Algarve), anunciou a GNR.

"Cumpre esclarecer que hoje, dia 13 de novembro, cerca das 09:40, na localidade de Estombar, em Lagoa, foi detido o suspeito ontem evadido do Tribunal da Relação de Lisboa", lê-se num comunicado da GNR enviado à agência Lusa.

Esta força de segurança acrescenta que o evadido foi "avistado na via pública" pelos militares da Guarda, depois de uma denúncia por parte de uma mulher.

"Aquando da abordagem ao suspeito, e atenta a perigosidade da intervenção, o mesmo foi revistado, tendo-se verificado que tinha na sua posse as algemas com as quais havia fugido", refere a nota.

Em seguida, segundo o comunicado, o suspeito foi detido e transportado para as instalações do Posto Territorial de Lagoa, onde se confirmou a sua identidade, com a colaboração da PSP.

A nota avança que o detido será agora presente ao Tribunal da Relação de Lisboa e que o Ministério da Administração Interna (MAI) foi informado desta ocorrência.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) tinha aberto um inquérito interno na terça-feira para apurar as circunstâncias da fuga do recluso argelino junto ao Tribunal da Relação de Lisboa, onde iria ser ouvido.

Num comunicado divulgado na terça-feira, a PSP adiantava que, cerca das 10:20, o detido, que se encontrava à guarda daquela polícia, fugiu "à chegada ao TRL de Lisboa, onde iria ser presente à autoridade Judiciária" por sobre ele existir um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades alemãs, pelo crime de fogo posto.

"Os polícias que efetuavam o transporte do detido foram surpreendidos" quando, ao abrirem a porta da viatura policial, o suspeito iniciou a fuga e conseguiu libertar-se da algema de um dos pulsos durante o seu trajeto, explica a PSP.

O detido, adianta a PSP, "foi de imediato perseguido pelos polícias que se encontravam no local", mas conseguiu fugir e foi visto pela última vez na Rua Vítor Cordon.

"Foi, de imediato, efetuada difusão por todas as Subunidades do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) via rádio, pelo Centro de Comando e Controlo Operacional, onde ocorreu a fuga do detido, estando, até ao momento, vários meios de diversas valências da PSP empenhados em localizar o homem fugido", lê-se na nota.

Segundo adiantou fonte da PSP à Lusa, o cidadão argelino, de 36 anos, foi detido no domingo na zona das partidas do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ao abrigo de um mandado de detenção europeu.

DR
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.