Sábado – Pense por si

Detido em Lousada por violência doméstica

20 de janeiro de 2021 às 16:11
As mais lidas

Segundo a GNR, "inconformado com o fim do relacionamento em dezembro de 2020, o suspeito condicionava os movimentos da vítima" e ameaçava-a.

A GNR deteve em Lousada, no distrito do Porto, um homem de 32 anos suspeito de violência doméstica e maus-tratos a animais de companhia, anunciou hoje aquela força de segurança.

"No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito, durante o relacionamento, ameaçou de morte e exerceu agressões físicas contra a vítima, sua namorada de 36 anos", lê-se num comunicado policial.

Num dos últimos episódios de violência durante a passagem de ano, acrescenta a autoridade, "o suspeito, como forma de humilhação, deitou sobre o corpo da vítima uma garrafa de bebida alcoólica, fazendo com que esta fugisse à procura de ajuda, levando-a a abandonar a residência".

Segundo a GNR, "inconformado com o fim do relacionamento em dezembro de 2020, o suspeito condicionava os movimentos da vítima, bem como reiterava as ameaças de morte e injúrias através de mensagens".

Como forma de intimidação, matou ainda dois animais domésticos com recurso a pontapés, enviando-lhe as imagens dos animais mortos e fazendo-lhe promessas de que a ia matar da mesma forma, acrescenta a autoridade.

O suspeito foi detido, tendo sido presente, na terça-feira, a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel.

Como medidas de coação, o suspeito ficou proibido de sair do concelho de residência, obrigado a apresentações semanais no posto policial da sua área de residência e impedido de contactar a vítima por qualquer forma ou meio, controlado por pulseira eletrónica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.