Sábado – Pense por si

Desemprego em nível mais baixo desde Fevereiro de 2009

Estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística fixa-se nos 9,9%

O Instituto Nacional de Estatística reviu hoje em baixa de 0,1 pontos percentuais a taxa de desemprego de fevereiro para 9,9%, o valor mais baixo desde Fevereiro de 2009, estimando para Março uma nova descida para 9,8%.

Em termos homólogos, o valor provisório apontado para o INE para Março representa uma descida face aos 12% observados um ano antes.

A estimativa provisória da população desempregada em Março foi de 504 mil pessoas, tendo diminuído 0,8% em relação ao mês precedente (4,3 mil) e menos 3,1% (16,2 mil) face ao observado três meses antes (em Dezembro de 2016).

A estimativa da população empregada do mês de Março foi de 4,65 milhões de pessoas, tendo aumentado 0,3% (15,9 mil) face ao mês anterior, refere o INE.

A estimativa da população desempregada de Fevereiro, por sua vez foi de 508,3 mil pessoas, tendo diminuído 1,9% (9,9 mil) em relação a Janeiro de 2017 e 5,5% (29,3 mil) face a Novembro de 2016.

De acordo com o INE, em Março, a taxa de desemprego das mulheres (10,1%) excedeu a dos homens (9,5%) em 0,6 pontos percentuais, tendo ambas as taxas diminuído uma décima face ao mês anterior.

A taxa de desemprego dos jovens, por sua vez, situou-se em 23,3% e diminuiu 1,1 pontos percentuais em relação ao mês precedente.

A taxa de desemprego dos adultos foi de 8,8% e manteve-se inalterada em relação a Fevereiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.