Sábado – Pense por si

Descongelamento de carreiras chegam em 2018

O sindicato dos Quadros Técnicos do Estado mantém negociações com o Governo sobre o descongelamento de carreiras que será uma realidade em 2018

O sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) sublinhou hoje que continuarão durante este mês as negociações com o Governo sobre o descongelamento de carreiras, questão que, de todo o modo, será uma realidade em 2018.

"É claro que em 2018 haverá um descongelamento", vincou Helena Rodrigues, dirigente do STE, à agência Lusa, após um encontro no Ministério das Finanças com a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Carolina Ferra.

A sindicalista demonstrou, contudo, preocupação com um grupo "alargado" de trabalhadores das carreiras gerais cuja evolução depende da sua avaliação e não de factores mais objectivos, como o número de anos de trabalho, o que motiva ainda negociações com o executivo.

Antes, havia estado reunido com o Governo uma delegação da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), que garantiu que se irá "virar a página" no campo das progressões de carreira já em 2018.

"O descongelamento das carreiras em 2018 vai passar pela retirada da norma do OE [Orçamento do Estado] e vai ganhar-se normalidade em cada regime de carreira", declarou José Abrãao, da FESAP, à agência Lusa.

Os sindicatos da Função Pública e o Governo reúnem-se hoje para discutir o descongelamento e progressões das carreiras, sem alterações desde 2009.

A FESAP (afecta à UGT) assinou um acordo com o Governo onde, entre outros temas, se previa que a negociação do descongelamento e progressões nas carreiras para 2018 ficaria concluída até ao final do mês de Julho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.