Sábado – Pense por si

Demora da Justiça. Afinal a culpa é do "excesso de garantias" dos arguidos ou dos "mega-processos"?

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 25 de junho de 2022 às 12:34

Presidente do Supremo defendeu que a demora na justiça penal se deve ao "excesso de garantias de defesa concedidas aos arguidos da criminalidade económico-financeira". Associação de Advogados Penalistas contesta esta avaliação e aponta o dedo aos "processos de dimensões desmesuradas".

Afinal ao que se deve a demora na resolução de processos judiciais, em especial, nos casos de criminalidade económica-financeira? O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henrique Araújo, defendeu num encontro com jornalistas que tal se devia "ao excesso de garantias de defesa concedidas aos arguidos". Em resposta, a Associação de Advogados Penalistas defende que a morosidade da Justiça se deve à "continuada instauração de processos de dimensões desmesuradas".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.