Sábado – Pense por si

DECO recebeu mais de 26 mil pedidos de famílias endividadas

31 de outubro de 2017 às 07:35
As mais lidas

Desemprego continua a ser a principal causa dos pedidos de ajuda à associação de defesa do consumidor.

A DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu 26.080 pedidos de ajuda de famílias sobre-endividadas até 25 de Outubro. Desta forma, verificam-se já mais 50 pedidos do que em igual período de 2016. 

De acordo com a agência Lusa, apenas 2.001 processos estão a ser acompanhados pela DECO, uma vez que, tal como explicou um fonte oficial, em muitos casos a associação já não ia a tempo de intervir, até por motivos legais. 

Os dois mil processos abertos este ano em que a Deco é mediadora representam mais 16 do que aqueles a que a associação deu acompanhamento até finais de Outubro de 2016. A principal causa que levou as famílias a pedir ajuda à DECO está relacionada com o desemprego, registando-se em 30% dos casos.

Já a deterioração das condições de trabalho levou a 23,4% dos pedidos, seguindo-se as execuções/penhoras, divórcio/separação e doenças/incapacidade, com 10% cada.

Quanto às habilitações académicas, a maioria das famílias que pede ajuda têm o ensino secundário (36%) ou o 3.º ciclo (22%), representando o ensino superior 18%. Já as famílias com 1.º ciclo são 15% e com 2.º ciclo são 10%.

A taxa de esforço média dos consumidores que pediram ajuda à DECO era de 70,8%, acima dos 67% de 2016. 
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.