Sábado – Pense por si

Debate instrutório do processo Hell's Angels começa esta segunda-feira

Processo com 89 arguidos e que envolve crimes como associação criminosa e tentativa de homicídio vai decorrer, a pedido do juiz de instrução Carlos Alexandre, no auditório da sede da Polícia Judiciária em Lisboa.

O debate instrutório do processo Hell's Angels, com 89 arguidos e que envolve crimes como associação criminosa e tentativa de homicídio, começa hoje em Lisboa.

Face aos problemas da pandemia e à necessidade de espaço, o debate instrutório, que principia com as alegações do Ministério Público, vai decorrer, a pedido do juiz de instrução Carlos Alexandre, no auditório da sede da Polícia Judiciária em Lisboa.

O debate instrutório esteve previsto para maio, mas na altura o juiz decidiu adiar por entender que o sistema eletrónico Webes, utilizado nos tribunais, não reunia as condições necessárias para prosseguir os trabalhos.

A acusação do Ministério Público considera que os 89 arguidos do grupo "motard" Hells Angels elaboraram um plano para aniquilar um grupo rival, em março de 2018, com recurso à força física e a várias armas para lhes causar graves ferimentos, "se necessário até a morte".

Um dos visados desse ataque era Mário Machado, líder do movimento de extrema-direita Nova Ordem Social, que se constitui assistente no processo.

Os arguidos estão acusados dos crimes de associação criminosa, tentativa de homicídio qualificado agravado pelo uso de arma, ofensa à integridade física, extorsão, roubo, tráfico de droga e detenção de armas e munições entre outros ilícitos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.

As polémicas escutas

As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome