NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Dos ajustes efetuados destaca-se a 1.ª fase das provas de História e Cultura das Artes, Desenho A e Economia A. No que respeita à 2ª fase: Economia A, História e Cultura das Artes, entre outras.
As datas das provas e dos exames nacionais deste ano foram alteradas assim como foi alargado o período das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário, segundo um despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República.
Os alunos que este ano realizem provas ou exames nacionais devem voltar a olhar para o calendário dos testes, uma vez que um despacho assinado pelos secretários de Estado da Educação, Alexandra Leitão e João Costa, e publicado esta quarta-feira em Diário da República veio alterar algumas dessas datas.
No que toca aos exames finais nacionais do ensino secundário, o diploma destaca as alterações das datas da 1.ª fase das provas de História e Cultura das Artes (que se realizará a 21 de junho), Desenho A (26 de junho) e Economia A (27 de junho).
Também a 2.º fase de alguns exames foi alterada: Economia A vai realizar-se a 18 de julho; História e Cultura das Artes assim como Geografia A a 19 de julho; Filosofia a 22 de julho e, finalmente, História B, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês a 23 de julho.
O despacho explica que a alteração das datas está relacionada com o projeto de autonomia e flexibilidade curricular, que veio permitir aos alunos a adoção de um percurso formativo próprio, através da permuta e da substituição de disciplinas, o que veio comprometer as datas de alguns exames finais nacionais, que agora são alteradas.
"É igualmente ajustado o período de aplicação da componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras", lê-se no despacho disponível no site online do Diário da República.
O ministério aceitou o pedido de alargamento do período durante o qual as escolas podem calendarizar as provas de equivalência à frequência dos três ciclos do ensino básico e do ensino secundário, "de modo a permitir um intervalo mais adequado entre as diferentes provas".
Assim, a 1.º fase das provas do 1.º ciclo vai realizar-se entre 27 de junho e 10 de julho, as do 2.º ciclo entre 21 de junho e 10 de julho e do 3.º ciclo entre 17 de junho e 10 de julho.
Já as provas de equivalência ao ensino secundário serão marcadas entre os dias 17 de junho a 5 de julho.
Datas de provas e exames nacionais foram alteradas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.