Covid-19: PSD apoiará renovação de emergência e reitera "cooperação" com Governo

Lusa 31 de março de 2020
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

Ricardo Baptista Leite assegurou que o "PSD está disposto a analisar com o Governo todas as medidas necessárias para uma resposta cabal ao surto, quaisquer que elas sejam, não cegamente, mas analisando-as numa lógica de cooperação."

O PSD manifestou-se, esta terça-feira, disponível para apoiar um eventual pedido de renovação do estado de emergência, reiterando o "espírito de colaboração com o Governo" para analisar "todas as medidas necessárias" para combater a pandemia de covid-19.

Ricardo Baptista Leite PSD
Ricardo Baptista Leite PSD JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Em declarações aos jornalistas no final da segunda sessão técnica de apresentação sobre a "Situação epidemiológica da covid-19 em Portugal", que decorreu no Infarmed em Lisboa, o vice-presidente da bancada do PSD Ricardo Baptista Leite foi questionado se o partido apoiará a possível renovação do estado de emergência em Portugal, que vigora até quinta-feira.

"Se essa matéria for apresentada, naturalmente que não será pelo PSD que não será prorrogado", respondeu o deputado e médico.

Já sobre um eventual apertar de medidas nesse quadro de emergência, Baptista Leite remeteu essa decisão para o Governo, mas reiterou o espírito de colaboração.

"O único que tem todos os dados para tomar decisões dessa natureza, de aumentar ou diminuir as restrições, é o Governo, é quem tem aconselhamento técnico e toda a informação para tomar decisões", afirmou.

O PSD, prosseguiu, "está disponível para continuar o espírito de colaboração" e "garantir todos meios ao Governo para que a resposta do país seja o mais eficaz e o mais rápida possível".

"O PSD está disposto a analisar com o Governo todas as medidas necessárias para uma resposta cabal ao surto, quaisquer que elas sejam, não cegamente, mas analisando-as numa lógica de cooperação", afirmou.

O líder do PSD, Rui Rio, acompanhou por videoconferência a reunião, uma possibilidade conferida aos membros do Conselho de Estado, órgão consultivo do Presidente da República que integra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais